Breaking News
recent

Amizades Improváveis - Editora Pensamento


Livro reúne comoventes histórias de amizade
entre os animais

Com 47 histórias curtas, ricamente ilustradas, livro da Editora Pensamento mostra casos reais e surpreendentes de animais que estabeleceram vínculos extraordinários

Um gato e um pássaro, quem diria, são os melhores amigos do mundo. Um carneiro é capaz de ajudar um elefante africano a superar a perda da mãe. E ainda a amizade entre um gato e uma iguana pode ser mais comum do que se imagina. Essas e outras histórias curiosas e encantadoras estão reunidas em Amizades Improváveis, novo livro da Editora Pensamento. A obra apresenta casos reais e surpreendentes de animais, membros de duas espécies diferentes, não humanas, que estabeleceram vínculos extraordinários.

Relatados por pessoas do mundo inteiro, os episódios foram reunidos pela jornalista Jennifer S. Holland, que se dedica a ciências e à natureza. São 47 histórias curtas e comoventes, ricamente ilustradas com incríveis fotografias. A pesquisa apresenta cenas vivenciadas nos últimos 29 anos, em diversos países. O livro reproduz ainda uma marcação que lembra uma ficha técnica com os dados dos animais envolvidos nas histórias. Assim o leitor conhece detalhes sobre reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie dos protagonistas das cenas.

Bem-estar
A autora reconhece os benefícios da ligação entre seres humanos e animais de estimação, entre os quais destaca contribuições para os donos como a queda da pressão sanguínea e para atenuar sintomas da depressão, além de cooperar para o bem-estar psicológico. Mas mostra-se surpresa com a aproximação entre os animais, em especial os cães que não raramente adotam outros animais, como esquilos, pintinhos e, até mesmo, elefantes.

A razão para essas parcerias, segundo os biólogos, está na facilidade de localizar predadores, manter parasitas à distância, encontrar comida e local aquecido. No entanto, a autora não se apega ao rigor científico. Ela procura ressaltar ao leitor o lado afetuoso que envolve as relações, o papel protetor dos animais e mostra que a necessidade de amizade não é apenas humana. 

Entre as curiosas histórias, destaca-se uma ocorrida em 2009, em Ohio, nos Estados Unidos, cujos protagonistas são um gato e um rato. Peanut, um simpatico ratinho branco cativou Ranj, um gato de rua que veio morar na casa de sua dona, Maggie e, segundo o livro, ainda hoje o ratinho se aconcheda debaixo do gato quando ele está sentado.

Sobre a autora
Jennifer S. Holland é jornalista. Dedica-se a ciências e à natureza. Atualmente é redatora sênior da revista National Geographic, onde se especializou em ciências naturais e história natural (répteis, mamíferos, aves, amebas). Mora com o marido, dois cachorros e dezenas de cobras e lagartos. E está desapontada porque, até onde sabe, nenhum dos cachorros fez amizade com nenhum dos lagartos, e as cobras vivem completamente “na delas”.

Sobre o Grupo Editorial Pensamento
O Grupo Editorial Pensamento, reconhecido pelo pioneirismo e inovação na seleção de temas e títulos para publicação, nasceu em 1907 com a criação da Editora Pensamento. Seus livros têm influenciado várias gerações ao abordar temas como espiritualidade, autoajuda, esoterismo e saúde. Em 1956, foi fundada a Editora Cultrix, com o objetivo de lançar títulos voltados para a área de ciências sociais e humanas, especialmente literatura, linguística, sociologia, psicologia, administração e marketing. Hoje, figura entre as editoras que mais contribuem para o fortalecimento de uma cultura voltada à sustentabilidade. Em 2009, foi adquirida a Editora Seoman, que publica livros nas áreas de biografias, moda e cultura pop. Esse ano, com o objetivo de alcançar novos espaços e ampliar o público leitor, o Grupo Editorial Pensamento lança o selo Jangada, com títulos nas áreas de ficção fantástica e histórica.



Amizades Improváveis – Histórias Comoventes de Companheirimo e Amizade entre Os Animais
Jennifer S. Holland
Tradução: Eduardo Gerpe Duarte
224 páginas; Preço: R$ 34,90
www.editorapensamento.com.br


Beijos Blanc
@ Moda e Eu.

@ Moda e Eu.

Prepare-se :) a contagem vai começar! "A arte de ignorar um desvio de comportamento, um costume, uma forma de sobrevivência, um mecanismo de defesa, de resistência, ou conseqüência do egoísmo e do medo. " Sthéfanie Paula Cachoeira rezena

3 comentários:

Tecnologia do Blogger.