Breaking News
recent

Entrevista com Rubens Conedera

 SINOPSE - Um amor floresceu na Itália Renascentista, contrariando os
costumes de uma época em que casamentos aconteciam mediante acordos
financeiros. A jovem Carmela e o enigmático Lorenzo apaixonam-se de forma
inesperada, dando inicio a uma conturbada história de amor entre tintas,
obras de arte e sangue.
Um romance cheio de mistérios, onde sentimentos se desenrolam em situações
que desafiam o leitor a explorar os limites do amor exposto em cenários
ricos em obras de arte, intrigas e violência. Após algumas revelações a
cerca do segredo que norteia a vida de Lorenzo, poderá Carmela aceitá-lo
como é, desafiando perigos e contrariando aos costumes patriarcais e suas
próprias crenças?

Título - Carmela e Lorenzo
Autor - Rubens Conedera
Capa  de André Siqueira
Lançamento – Abril
ENTREVISTA
•             Como iniciou a sua carreira com a Literatura?
Comecei a ler muito cedo, e ainda na infância surgiu a facilidade para a escrita. Eu enchia cadernos e cadernos com HQ’s, com personagens e aventuras criadas por mim; sempre com incentivo de meus pais. Sempre ganhei livros, e na adolescência, quando comecei a estudar eletrotécnica, associei-me a uma biblioteca ligada a um órgão das industrias da minha cidade, entrando em contato com autores nacionais e internacionais.
•             Existiu a influência de alguma personalidade artística em sua escrita, ou se fez por si?
Sempre existem influencias, pois precisamos de informações para criar alguma coisa. Não sei se fui influenciado por alguma personalidade, mas por obras sim, pois não conheço a fundo a vida de nenhum escritor famoso. Quando escrevi “Carmela e Lorenzo”, tive vontade de criar um casal que fosse lembrado, como “Romeu e Julieta”, os lendários “Tristão e Isolda”. Sempre gostei de livros em que o estudo de História estivesse envolvido, assim com Arte, outro assunto que muito me atrai.
•             Existiu algum fato envolto na área literária que marcou sua carreira? Conte sua experiência.
“Carmela e Lorenzo” é o meu terceiro livro, mas foi o primeiro a ser analisado por um editor. O mais incrível, é que foi considerado digno de publicação, e tudo aconteceu muito rápido. Vou tentar colocar meus outros dois romances em análise, assim que a MODO receber originais novamente. Ler a resenha feita por Adriana Vargas, uma pessoa que tem grande conhecimento e é uma autora de talento, já marcou minha curta carreira de forma que nunca vou esquecer. Receber comentários positivos de colegas e pessoas que leram meus livros já me enchem de orgulho.
•             Qual o tema que você gostaria de escrever e ainda não ousou?
Quando crianças desenhava HQ’s de ficção cientifica. Gostaria de tentar escrever algo neste gênero.
•             Quem são seus grandes ídolos escritores?
William Shakespeare, H. G. Wells, Maquiavel, Conan Doyle, Anne Rice, Machado de Assis, Paulo Coelho, David Coimbra. Gosto muito de livros técnicos de História, como os de Paul Johnson. 
•             Como é seu relacionamento com suas personagens?
Procuro exercitar a empatia, colocar-me no lugar deles. No caso de “Carmela e Lorenzo”, existiram momentos em que lágrimas surgiram, e as sensações visitaram meu corpo. Perdi o sono e as vezes sonhava acordado, até no trabalho. Nos dois primeiros livros, “Conspiração” e “O Indulto”, sofri com o inteligente e atormentado Samael; e sua solidão.
•             Como é seu relacionamento como autor, com o mundo longe da escrivaninha?
Sou uma pessoa simples e discreta, totalmente dedicado a minha família e amigos. Sou avesso a movimento e aglomerações. Procuro sempre atividades ao ar livre, pois minha cidade possui um interior rico em belas paisagens. Pelotas é uma cidade muito bonita. Temos desde praia até cachoeiras, e muitas possibilidades de distrações culturais.
•             Qual a linha literária que hoje escreve e como se relaciona com essa linha?
Escrevo algo que aprendi a reconhecer como Literatura Fantástica, com muito romance, aventura e História. Consigo escrever nestas linhas com certa facilidade, pois leio muito, e a disciplina de História nos dá inúmeras possibilidades, por nos colocar em contato com muitas culturas diferentes.
•             De onde, em sua opinião, vem o maior apoio e incentivo aos autores nacionais?
Encontrei grande apoio no Clube dos Novos Autores, um blog literário. Depois de ser convidado por Adriana Vargas para participar do Clube, conheci outros blogs literários. A internet é uma ferramenta importante e rápida. Meu livro entrou no booktour, e já foi lido e resenhado em mais dois blogs, fora o Clube. O Clube dos Novos Autores já extrapolou a categoria de blog, é um movimento ou tendência maravilhoso. Através dele fui apresentado a MODO Editora Tradicional, que apoia de verdade novos autores, e tive meu trabalho reconhecido.
•             Como é seu relacionamento com seu público leitor?
As poucas pessoas que leram meus livros me procuram, para saber quando sairá um novo livro, sobre qual assunto vou abordar. Meu relacionamento com este pequeno publico é maravilhoso e gratificante.
•             Sob seu ponto de vista, o que atrai mais o leitor para a leitura de um livro?
Acho que uma capa bem feita, que revele o assunto do livro atrai muito o leitor. Outra coisa da qual o publico gosta é dinamismo, novidades, mesmo em um gênero cheio de clichês que não cansam, como são os dos romances. Por mais que tentemos mudar os cenários ou planos de fundo, os acasos e os encontros e desencontros, o “eu te amo” dos protagonistas são as letras mais esperadas pelos olhos dos leitores.
•             De onde vem sua inspiração? Tem algum costume ou ritual antes iniciar a escrita de um novo livro?
A inspiração para escrever “Carmela e Lorenzo” surgiu do amor que sinto por minha família, e de um pequeno grupo de amigos maravilhosos, pessoas que sempre tem algo diferente a nos dar, mesmo que tenhamos um relacionamento duradouro. A leitura de História e visitas a locais que instiguem minha curiosidade me trazem uma enorme energia e vontade de escrever. Vivendo cada dia e aproveitando o que as pessoas têm de melhor a nos oferecer é uma fonte inesgotável de inspiração.
 
•             Qual livro mais gostou de ler? Como foi a experiência?
Citar apenas um seria uma injustiça, mas posso dizer que ler “O Alquimista” de Paulo Coelho e “Entrevista Com o Vampiro”, de Anne Rice mudaram meu ponto de vista em vários aspectos.
•             De qual modo, sob seu ponto de vista, poderia se dar a ascensão literária no Brasil?
Através da educação em primeiro lugar. Culturalmente, o brasileiro lê muito pouco. Poucas pessoas separam parte do orçamento para comprar livros regularmente. Os pais tem um grande papel em incentivar este habito. Em segundo lugar, divulgação e incentivo por parte do governo.
•             Como é visto por você, a linha do tempo literária brasileira? O que mudou?
Vejo que o uso da internet possibilitou o encontro e relacionamento de pessoas que gostam de ler e escrever. Ficou mais fácil de publicar livros, mesmo que de forma independente. Penso que existe um antes e depois na literatura, tanto para produção de obras quanto de divulgação, após a utilização mais larga da internet.
•             Qual o melhor meio de divulgação da obra?
A internet é um meio importante, pois através dela o autor pode produzir seu original, encaderná-lo de forma a ser uma produção independente. Depois, podemos apresenta-lo a blogs literários, que saberão com certeza avaliar se a obra é digna de publicação ou não, chamando a atenção das editoras. Depois, com certeza a editora investirá na divulgação da obra, mas tudo parte do autor. Presenças em feiras e eventos sempre que possível também são essenciais. Nada acontece se o autor fica parado.
•             Como é visto o mercado literário sob sua ótica?
Vejo o mercado literário como um segmento muito disputado, com muita oferta de produto e pouca procura, tornando as grandes editoras fechadas para autores novos. É difícil de entrar neste meio e se perpetuar.
•             Qual é a sua opinião sobre o elevado nível de reprovação de originais?
É uma coisa complicada de se falar, pois estamos falando de obras que pessoas escreveram, se dedicaram... Mas infelizmente, como o mercado é muito disputado, a obra que não for considerada de qualidade ou inovadora, tende a ficar fora das editoras. A editora faz um investimento alto, e que ter o retorno. Para as editoras grandes, é mais fácil investir em um autor renomado, que já tem um publico certo, do que apostar em alguém.
•             Fale um pouco do seu último livro.
“Carmela e Lorenzo” é um romance que se passa na Itália, no período da Renascença. Conta a trajetória da jovem Carmela, e do enigmático Lorenzo, que vivem uma conturbada história de amor, entre tintas, obras de arte e sangue. O livro mostra a luta que duas pessoas tão diferentes travam para permanecerem juntas, onde o leitor é desafiado a testar os limites do amor. Depois que a menina descobre os segredos que cercam Lorenzo e tanto instigaram sua curiosidade, seus sentimentos e convicções são postos em cheque. Os aspectos do amor familiar também são colocados a prova, em um cenário rico em obras de arte, aventura e violência. 
•             Deixe um recado para seu público leitor.
Gostaria de agradecer por este espaço onde pude falar um pouco de meu trabalho. Espero que gostem de minha obra, que foi escrita com amor e muito esforço, tentando colocar nas mãos do leitor uma obra interessante, que estimule a procura por conhecimento. Gostaria que meus leitores se deixem levar por todos os mistérios e revelações do mundo de Carmela e Lorenzo.


Beijos Blanc
Sthe

Sthe

83 comentários:

  1. Legal!! Muito bem feito :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog.
    Aborda temas muito interessantes e com um conteúdo útil.

    ResponderExcluir
  3. ta lindo amiga..aaaaameeei... seu blog esta deeeee maaaaais.

    ResponderExcluir
  4. quer uma sugestão fofa? aumente a fonte do texto fora isso, esta de mais...

    :*

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse livro , obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  6. Parabééns ta de mais, haha

    ResponderExcluir
  7. só aumenta a fonte como a Ju disse... bjs

    ResponderExcluir
  8. voltei só pra dizer que adorei a sinopse

    ResponderExcluir
  9. aonde eu encontro este livro para comprar?

    ResponderExcluir
  10. Interessante... não conhecia este autor.

    ResponderExcluir
  11. Blanc,
    parece que vai ser otima essa editora ne!
    Adorei aqui, ficou otimo assim!
    Beijos,
    Julia!

    ResponderExcluir
  12. muito bem elaborado... você estuda letras?

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha. Ficou muito chamativa.
    Esse livro parece muito bom.
    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  14. Esse blog é um máximo. Ameiii

    ResponderExcluir
  15. que editora é essa? estou penando em publicar um livro... qual o contato?

    ResponderExcluir
  16. interessante, me identifiquei com a história.

    ResponderExcluir
  17. A,
    bem do tipo que eu gosto!

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  18. amei seu blog, amei o livro...ameei.

    ResponderExcluir
  19. Gostei, como sempre.
    Ta perfeito aqui.

    ResponderExcluir
  20. tem mais dicas desse autor?

    ResponderExcluir
  21. que história liiiindaaaaaa

    ResponderExcluir
  22. amei seu blog .....ganhou uma leitora acidua.

    ResponderExcluir
  23. A Paola é falsa não acredita nela.

    ResponderExcluir
  24. HAUAHUH, quem postou como paola?

    AMEI Blanc linda

    ResponderExcluir
  25. não vejo a hora de lançarem estou doida para ler.

    ResponderExcluir
  26. q nervoso essa pré-estréia.

    ResponderExcluir
  27. Paola voce esta viva?

    ResponderExcluir
  28. Gostei do blog.
    Suuper legal ^^

    ResponderExcluir
  29. OI querida estou pensando em lançar um livro. vc me ajuda na divulgação?

    ResponderExcluir
  30. odeiei, péssima resenha.

    ResponderExcluir
  31. Maaaraaavilhooosooo super me identifiquei.
    :D

    ResponderExcluir
  32. Blanc,
    AUMENTA A LETRA MENINA!

    =d

    AMOOO

    ResponderExcluir
  33. me ajude a me lançar como cantora, estou evndo q seu blog é muito acessado.. bjs

    ResponderExcluir
  34. eu tb tenho um blog sobre livros quer fazer parceria?

    ResponderExcluir
  35. QUANTA PORCARIA, PERDI MEU TEMPO

    ResponderExcluir
  36. Não me identifiquei muito com o livro, e alias não consegui ler direito.
    O certo é aumentar a fonte da letra ;P

    ResponderExcluir
  37. selene linda,, vamos aumentar a fonte?... besos

    ResponderExcluir
  38. socorro chama o bombeiro

    ResponderExcluir
  39. Gostei do livro e da resenha ;d

    ResponderExcluir
  40. assim fica dificilk de ler ne, mas amei seu blog.

    ResponderExcluir
  41. Maraaaaa.
    Gostei da dica do livro, quero mais dicas =D

    ResponderExcluir
  42. pq vc nao vai no gugu?

    ResponderExcluir
  43. Muito bom,

    Agora vao programar.
    rs
    Ampl.

    ResponderExcluir
  44. vc trabalhando na globo teria futuro ein.. bjs colega

    ResponderExcluir
  45. muito bem desenvolvida a entrevista...parabéns...foi bom conhecer um pouco sobre ...desconfio que o escritor iria gostar do meu livro heheeh...também acho legal a história de Tristão e Isolda...beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli, realmente. Creio que sim.
      Posso falar que seu livro eh otimo, esse tbm deve ser.
      Beijinhos.

      Excluir
  46. Parabéns pela entrevista, Sthéfanie!!! Muito interessante as perguntas. Parabéns tb ao autor, seu livro parece ser DEZ!!!

    Beijos aos dois,

    Anna Leão
    www.annaleao.com.br
    http://blogdarainhadafloresta.blogspot.com (blog literário)

    ResponderExcluir
  47. Parabéns pelo blog, e pela iniciativa de divulgar novos autores! Obrigado por mostrar um pouco de meu trabalho, que faz parte da nova safra de obras da MODO Editora Tradicional!!

    ResponderExcluir
  48. Muito boa a entrevista, parabéns a editora!
    ;*

    ResponderExcluir
  49. Amei a capa, achei tao Romeu e Julieta!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  50. Como um bom italiano, gosto de livros com passagens pela Italian, parabéns Rubens.

    ResponderExcluir
  51. Olá Sthéfanie

    A entrevista está muito completa, parabéns!

    Marcia

    ResponderExcluir
  52. Super lindo, agora tu ja sabes o que podes me dar de aniversario!
    Gostei muito do livro mesmo, Blanc!
    =D

    ResponderExcluir
  53. Um romance cheio de mistérios....

    minha cara, amei!

    Laninha!

    ResponderExcluir
  54. Ai minha vista!

    AMEI O LIVRO, Rubens estás de parabéns, editora modo também. A capa, tudo lindo!

    ResponderExcluir
  55. Quero um livro desse com o autografo do Rubens, lindo!

    Carol.

    ResponderExcluir
  56. Tive que aumentar o zoom para ler, mais valeu a pena!

    lindo


    Lena!

    ResponderExcluir
  57. Oi blanc!

    Muito boa a entrevista!

    Carla!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.