Breaking News
recent

Resenha: KARATÊ-DO KYOHAN

Título: KARATÊ-DO KYOHAN
Autor(es): Gichin Funakoshi
Assunto: Artes Marciais
ISBN: 978-85-316-1270-1 
Idioma: Português 

Editora: Cultrix
Tipo de Capa: Brochura
Edição: 1ª edição 2014



Sinopse

Este livro tem um conteúdo jamais publicado, por sua abrangência e seu gabarito. Foi revisado pelo autor pouco antes de sua morte, aos 88 anos, em 1957, quando a obra foi traduzida pela primeira vez. Por intermédio de seu aconselhamento em dois aspectos, o prático e o espiritual, o mestre orienta o aluno com base nas técnicas do karatê. Karatê-do Kyohan é um livro que faz jus a seu título: é verdadeiramente o texto mestre para a instrução do karatê em todos os níveis e em todos os aspectos da técnica e também do desenvolvimento do caráter. As ilustrações do Tesouro Nacional dos templos Kofuku-ji e Todai-ji de Nara e as caligrafias do mestre Funakoshi
complementam a obra e a tornam um tesouro inestimável.



Demorei muito para fazer essa resenha, MOTIVO? O livro é tudo! Como já disse aqui, fiz karatê durante anos. O livro é uma bíblia do karatê, foi escrito pela pai do karatê moderno, mestre Funakoshi, chamado carinhosamente por mim, de Funa. O mestre Funa é o criador do estilo Shotokan, meu estilo, e ele foi adotado no livro.
Nós já resenhamos outro livro do Grupo Pensamento sobre Karatê, se quiser da uma olhada.


Bom o livro é maravilhoso, para quem não tem base nenhum quanto para quem tem. Ele é super explicativo, ensina movimentos básicos, kihon, kata. Agora vamos ao motivo que eu demorei?

Os katas. Os katas seriam como lutas invisíveis, uma "dança" em que o karateka faz os movimentos, compassados, e o livro explica tintim-por-tintim. E o que aconteceu, eu sei os katas, que claro, aprendi com meu sensei, fiz um por um, não só os katas mais todos os movimentos que o livro ensina, afinal, o que o adianta esse livro ser maravilhoso apenas um faz de conta, e se for utilizar para aperfeiçoar ser ruim? NADA.
O que posso dizer...


PERFEITO!


O livro é top da bala halls, amigos, colegas, leitoras, apreciadores de artes marciais, demorei sim, pois testei o livro e aprovei. 
Deixo um recadinho aqui, se tu leres o livro e perceberes alguma diferença para o que aprenderes, não coloque a culpa no livro. Afinal, o karatê sofreu, sofre e sofrerá mudanças com o tempo e de confederação para confederação! Então povo, pode comprar!



@ Moda e Eu.

@ Moda e Eu.

Prepare-se :) a contagem vai começar! "A arte de ignorar um desvio de comportamento, um costume, uma forma de sobrevivência, um mecanismo de defesa, de resistência, ou conseqüência do egoísmo e do medo. " Sthéfanie Paula Cachoeira rezena

Um comentário:

  1. achei inusitada essa dica, mas bem interessante!
    espero que consiga encontrar esse livro por aqui, nem que seja só pra folhear
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.